Dicas de Inglês

03 DICAS PARA DESENVOLVER O SEU LISTENING

O aprendizado de uma língua estrangeira envolve o desenvolvimento de 04 habilidades: Fala, Audição, Escrita e Leitura ou respectivamente, Speaking, Listening, Writing e Reading.

Infelizmente essas habilidades não se desenvolvem de forma uniforme durante o nosso aprendizado do inglês. Pela minha experiência com aulas, percebo que esse desenvolvimento está ligado a características pessoais de cada aluno. Alguns alunos desenvolvem uma habilidade mais rapidamente do que a outra. Porém, de todas elas, o Listening é a que mais traz dores de cabeça para quem está aprendendo o inglês.

Para melhorar essa habilidade é necessário focar, principalmente, em:

Aquisição de vocabulário – Nós muitas vezes não entendemos o que ouvimos porque não conhecemos as palavras e as expressões usadas. Muitas vezes o significado idiomático é bem diferente do significado literal. E isso pode confundir na hora de ouvir. Por exemplo, a palvra COOL. No sentido literal, COOL é frio, mas no uso idiomático, COOL significa legal, bacana. ” The weather is cool today. Put on a coat.” e “That film you recommended was very cool. I liked it.”

Pronúncia – Compreender claramente os sons é muito importante. Na língua inglesa existem alguns sons de vogais ou mesmo consoantes que são muito parecidos. Por exemplo nas palavras: BED (bed) e BAD (bæd). E ainda: CHIP (tʃɪp) e SHIP (ʃɪp).

Linking Sounds – Quando falamos em português rapidamente no dia a dia, nós costumamos engolir lilabas inteiras das palavras. Algo como: ” Eu vo no vô, não vo?”. É verdade que em inglês eles contraem algumas palavras, particularmente os verbos auxiliares como BE and HAVE. No entanto, quando eles pronunciam frases e sentenças inteiras, ococrre o que chama-se de Linking sounds. Um exemplo: Quando numa sentença uma palavra termina com um som de consoante e a palavra seguinte inicia com um som de vogal. Esse som da consoante liga-se com o som da vogal. Isso faz parecer que estamos ouvindo uma outra palavra e causa bastante confusão se não sabemos disso. Por exemplo: We need a lot of it – ficaria mais ou menos da seguinte forma: /WE/ NEE/DA/ LO/TO/FIT/.

Desta forma conseguimos entender muito melhor e enriquecer nosso conhecimento no inglês, ajudando a nos comunicar de uma forma cada vez mais precisa e elaborada.

Se você quiser outras dicas a respeito, preencha o formulário abaixo, por favor :


Compartilhe:

Você também poderá gostar:

Deixe seu comentário!