Curso de imersão ou aulas extensivas?

 

UM CURSO DE IMERSÃO EM INGLÊS REALMENTE FAZ A DIFERENÇA?

 

Imersão na língua e na cultura do inglês

Eu me lembro da primeira vez que fizemos um curso de imersão na FAST ENGLISH. O RH de uma auditoria multinacional nos apresentou o caso de um colaborador que precisava desenvolver seu inglês rapidamente, uma vez que ele seria promovido à função de gerência. Sugerimos um curso no exterior. No entanto, essa possibilidade estava descartada porque o colaborador havia se casado recentemente e tinha um filho pequeno e não poderia sair do país naquele momento.

Foi daí que surgiu a ideia de elaborar um curso de imersão no Brasil. Diferente dos cursos de imersão já oferecidos no mercado. Nos quais os executivos vão para um hotel, ou uma fazenda e passam três dias junto com ou outros estudantes praticando o idioma. Não!! Este curso tinha de ser individual e personalizado. Ou seja, FULL ATTENTION ao aluno.

Foram 04 semanas de curso com aulas diárias de segunda à sexta das 09 h às 17 h. Com um programa variado que cobria as 04 habilidades (Listening/Reading/ Writing / Speaking). Conseguimos ajudar esse colaborador/aluno a elevar o nível do seu inglês do Intermediário para o Intermediário Avançado, em aproximadamente 120 horas de curso. Além das atividades dentro da sala, foram feitas atividades externas, para que o aluno usasse o idioma fora de quatro paredes. O resultado impressionou a todos nós, os professores, o coordenador pedagógico e o diretor. Tanto que dessa experiência positiva que nasceu o curso de Imersão em inglês da FAST ENGLISH.

Mas qual a diferença entre aulas extensivas e curso de imersão?

Nas aulas extensivas, o contato com o idioma não é tão profundo. Ele é mais superficial. O resultado dessa exposição aparecerá ao longo do tempo, contando com a perseverança e dedicação dos alunos em estudar mesmo fora da sala de aula. Nesse modelo de curso é como se você só molhasse os pés nas águas de uma piscina. E por um curto espaço de tempo. Você irá aprender a nadar no idioma, mas num período bem mais prolongado.

 

Aulas Extensivas – 02 aulas de inglês por semana

No curso de imersão em inglês isso é diferente. Você entra de corpo inteiro e vai se acostumando de forma rápida e intensiva com esse novo ambiente que é a língua inglesa. Errando e acertando. Enfrentando e superando diariamente o medo que é falar um outro idioma, de estar em um outro ambiente que não o da terra firme da nossa língua mãe. E somado a isso, a alegria e o orgulho de ver seu progresso dia a dia, semana a semana. O grande monstro do inglês vai diminuindo de tamanho até tornar-se o que ele é de fato – uma forma de comunicação.

 

 Curso de imersão – 05 horas de aulas de inglês por dia

 

Enfim, são muitos os benefícios que esse tipo de solução de aprendizagem de inglês oferece. Porém, é importante que antes de iniciar o curso, seja feita uma avaliação do inglês do aluno, em todos aspectos (Listening / Reading/ Writing/ Speaking). Essa avaliação será como a fotografia inicial que será comparada com as demais que serão feitas durante o curso, para verificar o progresso do aprendizado. Além do que, a partir dessa avalição inicial, poderá ser feito um Plano de Ação, que será o roadmap do curso. No entanto, um roadmap que será alterado ao longo das semanas do curso, já que como o aprendizado é rápido, a necessidade de aprendizagem se altera na mesma velocidade, em que aparecem situações e desafios que não foram incluídos no Plano de Ação inicial.

Níveis de inglês – CEFR – do Básico ao Avançado

 

Em média, num curso de imersão, você mudará o nível do seu inglês, a cada 100 -120 horas de curso. É quase o mesmo efeito que você teria se estivesse no exterior. Portanto, se você tem um tempo maior para investir no seu inglês, faça um curso intensivo de imersão, individual ou num pequeno grupo de alunos que estejam no mesmo nível e tenham a mesma necessidade do uso do idioma que a sua. Aquele famoso e renitente bloqueio com a língua irá desaparecer logo na primeira semana de curso.

Boa sorte!!


				

Compartilhe:

Você também poderá gostar:

Deixe seu comentário!